Como falar em público afeta a realização dos seus sonhos

Olá, tudo bem? Hoje vamos falar de mais um capítulo do livro da Nathalie Trutmann, o Manual para Jovens Sonhadores.

como falar em públicoEsse capítulo foi especialmente importante para mim. Eu sempre tive uma certa dificuldade em falar em público. Na verdade eu sempre fui um pouco tímida, então falar em público sempre foi um problema.

Se pararmos para pensar, o medo de falar em público tem tudo a ver com o que temos conversado até agora: aceitação.

Quando falamos em público estamos nos expondo, expondo nossas vontades, nossas ideias, nosso conhecimento. E isso pode gerar aceitação – ou não.

Como parece que tudo a nossa volta gira em torno de sermos aceitos, acho que o medo de falar em público vem bem daí, da tal aceitação.

Eu fiz algumas aulas de teatro na escola e confesso que elas me ajudaram – e muito – a perder um pouco do medo de falar em público, mas existem algumas situações em que eu continuo com medo.

Por exemplo, eu já não tenho mais medo de falar sobre algo que eu goste ou sobre algo que eu sei, principalmente se eu estiver na posição de detentora do conhecimento. Por exemplo, em uma aula, o professor – teoricamente – é o detentor do conhecimento.

Nesse caso eu me sinto super segura. Dar aulas nunca foi um problema. O problema é quando eu tenho que dar explicações para alguém que saiba mais do que eu.

Por exemplo um TCC, ou apresentação de um trabalho para um professor.

Meu medo não é de falar em público em si, mas de ser questionada e não saber a resposta.

Mas, independente dos meus medo, tive que me apresentar e falar em público muitas e muitas vezes.

Como falar em público afeta a realização dos seus sonhos

A primeira coisa que temos que ter em mente é que nenhum sonho é realizado sozinho. Vivemos em sociedade, precisamos conviver em sociedade e não somos os detentores de todo conhecimento do mundo.

Então precisamos convencer as pessoas de que nossos sonhos valem a pena, de que são legais e de que elas podem confiar nisso e participar.

como falar em públicoToda vez que precisamos de ajuda, ou que precisamos que alguém realize algum trabalho para nós, precisamos explicar esse sonho para a pessoa. Tudo bem que muitas vezes precisamos explicar para apenas uma pessoa, o que é mais fácil, mas ainda assim, a capacidade de nos expressarmos e de persuasão é colocada em prova.

O ponto central é que essas habilidades influenciam a quantidade de pessoas que vai acreditar – e apoiar o seu sonho. A quantidade de pessoas que vai vestir a camisa e trabalhar com você para que esse sonho seja realizado.

Se você não consegue se expressar bem e falar em público, como vai fazer as pessoas acreditarem em você?

Como melhorar sua capacidade de falar em público

Aqui a dica veio de um colega de trabalho da Nathalie: treine o tempo todo. Planeje seus discursos, fale consigo mesmo, treine na frente do espelho, fale, se expresse.

E a minha dica: confie em si mesmo e na aceite-se! Se você acredita no seu sonho e se ele é tão maravilhoso assim a ponto de você querer correr atrás dele, acredite nisso e confie nisso. Com certeza essa confiança vai ser transmitida no seu discurso.

Confie que se você sentiu esse chamado, outras pessoas também sentirão e estarão dispostas a te ajudar. E caso ninguém apareça de primeira ou de segunda, continue firme. Uma hora alguém vai se identificar com você, com o seu jeito e vai acabar aceitando embarcar nessa ideia com você. A pessoa certa vai chegar na hora certa!