Home / Manual para Jovens Sonhadores / Como encontrar inspiração quando não há pessoas inspiradoras por perto

Como encontrar inspiração quando não há pessoas inspiradoras por perto

Já parou para pensar que nós rejeitamos o diferente desde sempre? Quando somos crianças acabamos criando grupos para brincar e nesses grupos todo mundo é mais ou menos igual… Se alguma criança da sala é um pouco diferente acaba ficando isolada e muitas vezes é motivo de chacota pelos outros colegas.

pessoas inspiradorasDesde a infância temos essa necessidade de pertencer a algum grupo, de socializar com o igual, de se encaixar…

Mas se você parar bem para pensar, normalmente são os diferentes que estão fazendo algo para ser feliz. Quem normalmente tem a coragem de ser diferente desde sempre, acaba seguindo um caminho fora do comum também e geralmente esse caminho é o da própria felicidade.

Quando falo disso, começo a me lembrar da minha época no colégio. E eu tenho que admitir que eu fazia parte dos diferentes, mas nunca aceitei isso muito bem. Desde os meus 7 anos eu moro em uma cidade pequena e como o custo de vida aqui é mais baixo, minha mãe resolveu que seria um bom investimento me colocar em um colégio particular.

pessoas inspiradorasLá mandava quem tinha mais dinheiro. E apesar de eu estar lá, eu não tinha tanto dinheiro assim, minha mãe batalhava bastante para poder me fornecer o melhor estudo possível. E foi aí que o pessoal “não tão rico” se juntou e formamos nosso grupo. Éramos umas 7 pessoas e nos divertíamos bastante.

E devo admitir que foi legal fazer parte daquele grupo, mas que no fundo, a necessidade de se encaixar continuava ali. A gente fazia tudo junto, odiávamos o resto da turma juntos.

Mas não importa o grupo. A necessidade de se encaixar sempre esteve – e sempre estará presente. E olhando para trás e analisando tudo, não consigo lembrar de ninguém que realmente tenha me inspirado a ir contra. Na verdade, enquanto eu ainda estava preocupada em seguir a manada, algumas amigas estavam tentando ir contra. Mas justamente no momento em que mais é necessário ir contra, ou seja, na hora que precisamos escolher a carreira, seguir em frente, pensar nos nossos sonhos e no que queremos para vida, essas amigas resolveram se juntar a manada.

Acho que de certa forma o “ir contra” não era nada além de adolescentes querendo testar os limites dos pais. Ou vai ver que elas se cansaram.

Cadê as pessoas inspiradoras?

pessoas inspiradorasA verdade é que ao contrário da Trutmann, eu não tive grandes inspirações presentes. Minha inspiração veio de mim mesma. Veio daquele momento em que você olha para você mesmo e pensa: “QUE M**** É ESSA QUE EU TO FAZENDO?!?!”.

A minha inspiração veio de tentar entender a mim mesma, de um processo longo (e contínuo) de autoconhecimento. Veio de um processo de descobrir meus valores, de entender o que eu estava buscando e o que é realmente importante para mim. E acredito que vai além disso, acredito que o mais me inspirou foi a ACEITAÇÃO. Sim, a minha própria aceitação.

Aceitar que eu sou assim e que se determinadas coisas são importantes para mim, eu preciso ir atrás disso, ou nunca terei paz na vida. Na minha opinião, aceitar que algo é importante para você é o primeiro passo para ir em direção aos seus sonhos e à realização.

Mas, se você precisa de uma inspiração extra e quer entender como você pode ser bem sucedido – e o quanto o sucesso é relativo, aconselho a ler o capítulo 6 do livro Manual para Jovens sonhadores. Se você, assim como eu, não tiver encontrado nenhuma pessoa inspiradora, com certeza vai se sentir inspirado pela Trutmann e pelas pessoas que passaram na vida dela.

Sobre Alana

Olá, eu sou a Alana, fundadora da Implementa Digital! Meu sonho é ajudar outros empreendedores a realizarem os seus sonhos através do marketing digital!